
Fibromialgia é reconhecida como deficiência em projeto aprovado na Câmara de Piracicaba
RECONHECIMENTO E INCLUSÃO
É com grande satisfação que compartilho com vocês uma importante conquista em nossa luta por direitos e inclusão. Na última segunda-feira (9), durante a 76ª Reunião Ordinária, a Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei de minha autoria que reconhece a fibromialgia como deficiência no município.
A fibromialgia é uma condição crônica que causa dores generalizadas, fadiga extrema, distúrbios do sono e outros sintomas incapacitantes, impactando profundamente a qualidade de vida de quem convive com ela. Apesar de amplamente reconhecida pela comunidade médica, essa síndrome ainda é pouco compreendida em relação à gravidade de seus impactos no dia a dia das pessoas.
Com esse projeto, busco garantir às pessoas diagnosticadas com fibromialgia os mesmos benefícios e proteções legais conferidos às pessoas com deficiência. Além disso, o texto prevê a elas um atendimento adequado, que inclui acesso a serviços de saúde especializados, tratamentos multidisciplinares e medicamentos essenciais para o controle da síndrome.
Acredito que esse é um passo essencial para dar mais visibilidade e prioridade às demandas das pessoas com fibromialgia. Nosso objetivo é garantir a elas o devido reconhecimento e o atendimento que merecem, promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva.
O projeto ainda precisa passar por uma segunda votação na Câmara e, posteriormente, será encaminhado ao Executivo para sanção. Seguiremos firmes nesse propósito, sempre ao lado daqueles que mais precisam.
André Bandeira
Vereador de Piracicaba
Acompanhe meu trabalho no Instagram: @bandeira.andre